segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Ponte de Portimão ou do Arade?



Li no Correio da Manhã de Domingo que a ponte velha de Portimão (?), iria fechar.

Consultando o site do referido jornal, constatei que sobre o tema foram publicadas 3 notícias ao longo do dia.

Primeiro ás 00.00 horas, onde dizia que a Ponte iria fechar para obras a partir de 10 de Novembro por correr risco de colapso. Numa atitude muito sensata, veio o Senhor Vereador da Câmara de Portimão dizer que se a situação era assim tão grave fechava era já.

Posteriormente ás 13.24 horas, outra noticia, esta a referir as diligencias feitas pela Câmara de Portimão junto das Estradas de Portugal SA, para aferir sobre as reais condições das ponte.

Para finalizar ás 19.41 horas vem então p comunicado da Estradas de Portugal a dizer que tudo está sobre controlo e que a ponte é segura, embora com alguns condicionalismos. E que as obras irão arrancar ainda este Mês.
Assim sendo a Câmara de Portimão já não encerra a ponte.

Ora bem, apraz-me realçar a atitude da Câmara de Portimão zelando pela segurança de quem lá passa, a celeridade com que encarou este assunto e as diligencias tomadas.

Então, mas a ponte liga duas margens, que por acaso pertencem a Concelhos diferentes. Na outra margem é o Concelho de Lagoa. E aqui fica a minha questão.

E os nossos Autarcas? Qual foi o papel deles?
Será por a ponte ser de Portimão, é que eu penso que a Ponte se chama Ponte do Arade, e apanha parte dos dois Concelhos.

Será a velha questão de sermos a “despensa” de Portimão e os donos da casa que se preocupem, a gente só está cá para fazer as camas?

Poderei estar a ser injusto, mas só me estou fazendo valer do que li, e sobre o papel do nosso executivo não li uma letra que fosse…

3 comentários:

Anónimo disse...

Claro... e pelo andar das coisas e da forma como as freguesias do Parchal e Ferragudo são tratadas pelo actual executivo de Lagoa, não tarda muito para que estas freguesias sejam anexadas a Portimão fruto de contínuas queixas sobre esquecimento, traduzindo-se na vinda de D. Sebastião, com uma adenda ao Floral, pedindo as respectivas desculpas pelo engano, e estendendo as desculpas pelo facto de estar ausente durante tanto tempo, justificando-se pela falta de irresponsabilidade ao ter perdido esta adenda e ter ficado todo este tempo à sua procura, encontrando a mesma arquivada, na pasta das Àguas, nos arquivos da Câmara Municipal de Lagoa.

Anónimo disse...

Quantas pontes estão dentro dos limites do Concelho de Lagoa? Aposto que a própria Câmara nem levantaria um dedo a qualquer uma delas... à imagem da velhinha ponte em questão. Ora, pegando na velhinha, se o trânsito vem de dois sentidos opostos (Um do Concelho de Portimão e outro do Concelho de Lagoa) e cerca de metade do percurso da ponte pertence a cada um dos Concelhos, porque é que terá só de ser Portimão a se preocupar a estar sob alerta, informar e encerrar a ponte ao trânsito? Será alguma delegação de tarefas por parte de Lagoa a Portimão: "Portimão, vizinha e amiga, tomas conta da velhinha que eu trato de outras coisas mais importantes, como por exemplo... hummm... não me lembro agora, mas depois digo-te!"

Anónimo disse...

Concordo, tanto mais que para além do problema de segurança da ponte, existe o problema da futura circulação entre as duas margens de pessoas. O "ponte nova" irá encher tendo as pessoas de Ferragudo e Parchal de fazer mais de 20 minutos para chegar a Portimão, isto é, os que tem veiculos automóveis, e como fica para velocipedes, ciclomotores e peões que estão impedidos de efectuar esse percurso?
Já agora porque será que o Sr. Presidente da Câmara de Lagoa, confrontado com esse problema na assembleia de municipal de carvoeiro, até à data ainda não se mexeu? Não se preocupa porque é Ferragudo e Parchal, que sabe não darem votos para a sua prole. Quanto aos outros autarcas, sabe-se que existem já trocas de impressões e idéias com Portimão, mas como a Câmara de Lagoa está amorfa, talvez sejam melhor desde já anexar as Freguesias a Portimão, resolvendo a questão de uma só vez. Lembro que quer o actual vice-presidente da Câmara de Portimão reside em Ferragudo, tal como a Sra Governadora Civil, pelo que o poder máximo e credivel, já se encontra instalado na zona. Já agora... porque será que outros blogues e a comunicação social de Lagoa, não falam deste assunto????